‘Mafra reciclar a valer +’ troca resíduos por vales de desconto

28.04.2021

Através do projeto ‘Mafra Reciclar a Valer +', os habitantes desta localidade vão ser incentivados a reciclar, já que ao depositarem resíduos de plástico e alumínio, recebem em troca vales para descontar nos hipermercados e no comércio local.


Para isso, a autarquia colocou 12 pontos de recolha de embalagens junto a hipermercados e escolas. Pela deposição de garrafas de plástico ‘PET' ou latas de alumínio, os cidadãos recebem vales de desconto de 0,02 euros para as embalagens inferiores a 0,50 litros e 0,05 euros para embalagens superiores a 0,50 litros e até três litros.


O projeto resulta de uma parceria entre a câmara de Mafra e o do Electrão, da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que implementam os equipamentos de recolha no concelho, da Tratolixo, para onde os resíduos são encaminhados, e do Instituto Superior Técnico e da ‘3drivers’, que asseguram a monitorização e avaliação da solução.


"O objetivo é contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico", disse o presidente da câmara, Hélder Sousa Silva.


Estão ainda previstas campanhas de sensibilização para promover a adesão e correta utilização dos pontos de recolha.


A iniciativa decorre até ao final deste ano e é financiada em 756 mil euros pelo Programa Ambiente do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, de que são parceiros a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

TAGS: reciclagem , tratolixo , Mafra , Electrão , Novo Verde , resíduos
Vai gostar de ver
VOLTAR