Município de Paços de Ferreira aprova rescisão de contrato da concessão de água e saneamento

Município de Paços de Ferreira aprova rescisão de contrato da concessão de água e saneamento

A Câmara de Paços de Ferreira, de maioria PS, aprovou o início da rescisão, “com justa causa”, do contrato de concessão da água e saneamento básico com a Águas de Paços de Ferreira, informou a autarquia. Com esta deliberação, acrescenta o município, “é dado o primeiro passo na rescisão do contrato, que culminará com o regresso da concessão à esfera municipal”.

“Esta decisão da Câmara Municipal tem como fundamento a violação do contrato de concessão por parte da empresa concessionária”, refere a autarquia, em comunicado enviado à Lusa, acrescentando que em causa está “o incumprimento na expansão da rede, designadamente na freguesia de Sanfins, e também a alienação da empresa sem que tal ato tivesse sido comunicado previamente à Câmara Municipal, como o contrato e a lei expressamente obrigam”.

A matéria terá ainda de ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal.

A concessão da água e saneamento à empresa “AGS Paços de Ferreira” está em vigor desde 2004.

O anúncio da intenção de rescisão do contrato, por justa causa, celebrado em 2004 com a concessionária Águas de Paços de Ferreira, já tinha sido feito, em maio, pelo presidente da câmara, Humberto Brito, em conferência de imprensa.

À data, a empresa Águas de Paços de Ferreira considerou não haver da sua parte “qualquer incumprimento contratual ou legal” da concessão de água e saneamento e alegou “surpresa” face ao anúncio da câmara de rescisão de contrato. No documento, a empresa acentua que “não existe qualquer incumprimento contratual ou legal por parte das Águas de Paços de Ferreira”.

A empresa refere, por outro lado, estar “disponível para procurar todas as soluções consensuais que permitam evitar os custos inerentes a processos de conflito”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.