ONU alerta que objetivos da Agenda 2030 não serão cumpridos

24.05.2021

De acordo com um relatório da ONU agora divulgado, as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável do mundo não serão alcançadas porque continua a agravar-se a crise climática e a deteriorar-se a biodiversidade.


O relatório “Medição do progresso: Meio ambiente e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), analisa dados e informações sobre os aspetos ambientais dos 17 ODS, assim como os avanços feitos em todo o mundo e assinala que, dos 39 indicadores dos quais se possuem dados (representando 42% do total), 67% (26 indicadores) seguiram uma tendência positiva e 33% (os restantes 13 indicadores) apresentam poucas alterações ou uma tendência negativa. “Ainda não adotamos o ritmo de mudança necessário para estarmos alinhados com a Agenda 2030”, disse a secretária executiva da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Elizabeth Maruma Mrema, num comunicado, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.


“O relatório deixa claro que estamos aquém e, em alguns casos, a regredir. O mundo não pode sustentar para sempre o nosso ritmo de uso e abuso e é obrigatório aceitarmos as mudanças necessárias no estilo de vida e meios de subsistência para alcançar os objetivos de 2030”, adiantou.

O estudo concluiu ainda que, apesar da superfície das áreas protegidas ter aumentado e se terem tomado outras medidas de conservação, não diminuiu o número de espécies sob ameaça de extinção.

Indica ainda que os governos não utilizam toda a informação ambiental disponível quando têm de tomar decisões, defendendo por outro lado, a necessidade de melhores dados e indicadores para se perceber como avançar de forma prática.

TAGS: ONU , Agenda 2030 , biodiversidade , sustentabilidade
Vai gostar de ver
VOLTAR