ONU alerta que objetivos da Agenda 2030 não serão cumpridos

ONU alerta que objetivos da Agenda 2030 não serão cumpridos

De acordo com um relatório da ONU agora divulgado, as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável do mundo não serão alcançadas porque continua a agravar-se a crise climática e a deteriorar-se a biodiversidade.


O relatório “Medição do progresso: Meio ambiente e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), analisa dados e informações sobre os aspetos ambientais dos 17 ODS, assim como os avanços feitos em todo o mundo e assinala que, dos 39 indicadores dos quais se possuem dados (representando 42% do total), 67% (26 indicadores) seguiram uma tendência positiva e 33% (os restantes 13 indicadores) apresentam poucas alterações ou uma tendência negativa. “Ainda não adotamos o ritmo de mudança necessário para estarmos alinhados com a Agenda 2030”, disse a secretária executiva da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Elizabeth Maruma Mrema, num comunicado, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.


“O relatório deixa claro que estamos aquém e, em alguns casos, a regredir. O mundo não pode sustentar para sempre o nosso ritmo de uso e abuso e é obrigatório aceitarmos as mudanças necessárias no estilo de vida e meios de subsistência para alcançar os objetivos de 2030”, adiantou.

O estudo concluiu ainda que, apesar da superfície das áreas protegidas ter aumentado e se terem tomado outras medidas de conservação, não diminuiu o número de espécies sob ameaça de extinção.

Indica ainda que os governos não utilizam toda a informação ambiental disponível quando têm de tomar decisões, defendendo por outro lado, a necessidade de melhores dados e indicadores para se perceber como avançar de forma prática.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.