
PENSAAR 2020 entra em discussão pública em Abril
O novo PENSAAR 2020, que irá substituir o actual Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais II (PEAASAR II), irá entrar em discussão pública em Abril, avançou hoje o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. Na sessão de abertura do 12.º Congresso da Água, o responsável garantiu que o PENSAR 2020 “irá ser articulado com o novo quadro comunitário” e terá novos objectivos “no domínio da gestão”. “Está na altura de apostar na eficiência, na qualidade de serviço prestado e na gestão dos activos”, explicou Paulo Lemos durante a sua intervenção inicial.
Segundo o responsável político, “a elaboração do PENSAAR está, actualmente, na Fase 4, que é a de criação de um plano de gestão, e já foram identificados os objectivos estratégicos do Plano”.
Os últimos dados públicos revelam que a água canalizada, em Portugal, chega a 95% das casas (eram 80% em 1990) e o saneamento de águas residuais chega a 78% (31% em 1990). Assim, no abastecimento de água foram atingidas as metas definidas pelos planos estratégicos (PEASAAR I e II), já em relação ao saneamento de águas residuais ainda se está 12 pontos abaixo dos 90% ambicionados.