Pingo Doce avança para constituição da Novo Verde, Sonae desiste (EXCLUSIVO)
ambiente

Pingo Doce avança para constituição da Novo Verde, Sonae desiste (EXCLUSIVO)

A Sonae, um dos grupos que tinha mostrado interesse em integrar a Novo Verde, optou por não participar na constituição da nova entidade gestora de gestão de resíduos de embalagens, iniciativa que estava a ser dinamizada no âmbito da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) em parceria com a ERP portuguesa.

A escritura de constituição da Novo Verde foi assinada em Setembro e conta com a participação do Pingo Doce, distribuição alimentar, e ainda da ERP portuguesa e internacional, apurou o Ambiente Online. 

A Novo Verde vai ser concorrente da Sociedade Ponto Verde na gestão de resíduos de embalagens. Ao que o Ambiente Online apurou junto de fonte governamental as duas licenças vão ser emitidas até final do ano.

No âmbito do processo de licenciamento de entidades gestoras do Sistema Integrado de Gestão Resíduos de Embalagens (SIGRE), e na sequência da segunda audiência prévia dos interessados, que terminou no final de Maio de 2014, foram actualizados os projectos das novas licenças para as futuras entidades gestoras SPV e Novo Verde, as quais se encontram em fase final de aprovação pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e Ministério da Economia.

  

Recorde-se que o processo arrasta-se há quatro anos. Desde 2011 que a SPV vê a sua licença renovada automaticamente por períodos de três meses.

O pedido para a constituição de uma nova entidade gestora surgiu em 2010, durante a legislatura anterior, por iniciativa da APED e ERP portuguesa.

O novo modelo de licenças de gestão de resíduos de embalagens abre a porta à criação pelas entidades gestoras de uma rede própria complementar àquela que é gerida pelos municípios e pelos sistemas multimunicipais da Empresa Geral de Fomento, o que gerou preocupação no sector. As duas novas entidades poderão instalar uma rede complementar, mas terão que celebrar um acordo com o município ou sistema de gestão de resíduos com responsabilidade naquela área territorial.

O Ambiente Online contactou a Sociedade Ponto Verde e a APED que se escusaram a comentar o assunto. Até ao momento não foi possível obter uma reacção da Sonae ou do Pingo Doce.

Ana Santiago

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.