Repsol e EDP anunciam acordo para projetos de hidrogénio renovável na Península Ibérica

Repsol e EDP anunciam acordo para projetos de hidrogénio renovável na Península Ibérica

A Repsol e a EDP anunciaram acabam de anunciar um acordo para avaliar oportunidades de investimento em projetos de hidrogénio renovável em Portugal e em Espanha. “O memorando de entendimento – assinado esta semana pelos CEO [presidentes executivos] das duas empresas, Josu Jon Imaz [Repsol] e Miguel Stilwell d'Andrade [EDP], na Embaixada de Espanha, em Lisboa –, marca o início das conversações entre as duas partes para implementar projetos de energias renováveis na Península Ibérica”, anunciaram as duas empresas, em comunicado.

 

O objetivo, detalharam, prende-se com “avaliar oportunidades de investimento” em projetos de hidrogénio ‘verde’, estando já identificadas as primeiras localizações: Sines (Portugal), Astúrias e País Basco (Espanha).

 

No caso de central a carvão de Sines, que está a ser desmantelada, a Repsol vai desenvolver um projeto de 657 milhões de euros para a construção de duas novas fábricas de materiais poliméricos de alto valor acrescentado, 100% recicláveis, para as indústrias automóvel, farmacêutica ou alimentar.

 

O CEO da EDP explicou que, além do projeto em consórcio de 1.500 milhões de euros de investimento para produzir hidrogénio verde em Sines (H2 Sines), e para o qual estão já garantidos 30 milhões provenientes de fundos europeus, a ideia é também iniciar estudos para analisar a possibilidade de fornecer hidrogénio renovável à Repsol.

 

“Em Portugal, o plano passa por explorar a produção de hidrogénio renovável em Sines, tirando partido da complementaridade entre as operações da Repsol no local, através do seu complexo industrial – como potencial utilizador de gás renovável –, e o papel da EDP enquanto fornecedor de energia”.

 

Em Espanha, um dos dois projetos, liderado pela EDP, é o Aboño, que tem como objetivo criar um "Vale do Hidrogénio" nas Astúrias, enquanto a Repsol lidera o projeto no País Basco, também com um eletrolisador de grande escala, como parte do projeto “Corredor Basco de Hidrogénio”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.