Responsáveis pela política ambiental em debate ‘online’ no Dia Mundial do Ambiente

04.06.2021

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, que se celebra amanhã, dia 5 de junho, vai ser realizado um debate ‘online’ com o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o diretor a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, entre outros participantes, sob o mote ‘Os próximos 50 anos de política ambiental pública’.

 

A sessão, promovida pela APA e pelo Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e que pode ser acompanhada na página da APA no Youtube, conta ainda com a presença de empresários e jovens.

 

Mas as iniciativas agendadas para festejar o Dia Mundial do Ambiente não ficam por aqui. Durante todo o dia 5 de junho vários debates, exposições e outros eventos vão assinalar a data em Portugal, cuja temática este ano se centra na restauração dos ecossistemas, tema que as Nações Unidas aproveitam para destacar ao longo da próxima década.

 

João Matos Fernandes participará ainda à tarde numa mesa-redonda em Grândola para debater desafios e mudanças nas políticas públicas do setor do ambiente, juntamente com os seus colegas de governo Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Maria do Céu Antunes, da Agricultura.

 

O debate decorre na Herdade da Ribeira Abaixo, um polo de investigação científica em ambiente de montado onde funciona uma Estação de Biodiversidade gerida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

Em Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento inaugura à tarde "Água - uma exposição sem filtro", que inclui contributos da comunidade científica e das principais empresas do setor da água.

 

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, dedicam-se aos animais polinizadores numa mesa-redonda com académicos que também será transmitida na Internet e que servirá para apresentar uma rede colaborativa para avaliação, conservação e valorização dos polinizadores e polinização.

TAGS: Dia Mundial do Ambiente , MAAC , ICNF , APA , ambiente
Vai gostar de ver
VOLTAR