Semana de Ambiente explora temas transversais aos setores do Ambiente e Energia

08.07.2022

A necessidade de acelerar a transição energética, face à nova situação geopolítica tornou ainda mais evidente a ligação estrutural entre os setores do ambiente (água e resíduos) e da energia, que há muitos anos são acompanhados pelo Jornal Água&Ambiente. E a próxima Semana de Ambiente, que se realiza de 15 a 22 de novembro, integrando as três iniciativas organizadas anualmente pelo jornal, dará destaque especial aos temas transversais a estes setores.

 

Assim, nos três eventos – 10.º Fórum Energia, 16.º Fórum Resíduos e 17.ª Expo Conferência da Água – serão exploradas as oportunidades que podem ser exploradas nos gases renováveis e no autoconsumo, numa altura em que a contenção dos custos de energia é uma preocupação premente e a descarbonização um desígnio nacional e europeu.

Recorde-se que as entidades que prestam serviços essenciais, nas áreas da água e resíduos, têm associados elevados consumos energéticos, mas também oferecem matérias-primas (resíduos ou lamas de ETAR) para a produção de biogás e biometano.

 

No âmbito do 10.º Fórum Energia, agendado para os dias 15 e 16 de novembro, dar-se também destaque ao tema do armazenamento de energia, num contexto de aceleração da transição energética, incluindo o papel do armazenamento hídrico.

 

Já na 17.ª Expo Conferência da Água, serão discutidos os possíveis usos conflituantes, que decorrem da evolução prevista das disponibilidades hídricas e dos novos usos em perspetiva, nomeadamente na área da energia.

 

Durante a Semana de Ambiente, sobem ao mesmo palco os principais stakeholders destes setores e debatem-se temas de interesse comum às áreas do ambiente e energia: uma oportunidade privilegiada para estabelecer contactos, criar sinergias e identificar novas oportunidades. 

VOLTAR