SOLUÇÕES DE INTELIGÊNCIA INTEGRADA E DIAGNÓSTICO PARA AS REDES DE SANEAMENTO

05.07.2021

O porto de Trelleborg, a maior infraestrutura Ro-Ro da Escandinávia, necessitava de uma solução para o controlo e diagnóstico das suas estações de águas residuais. Era necessário desenvolver uma estratégia de prevenção de inundações e de imprevistos nas bombas, assim como gerir corretamente os barcos atracados no porto para as suas operações de descarga de águas sujas. Neste artigo descrevemos a solução da Xylem formada por um pacote composto por Flygt Concertor XPC e Avensor, um serviço de alarme localizado na nuvem da Xylem.

 

Esta configuração permitiria a otimização das operações com a consequente poupança de tempo e custos, materializada num número menor de intervenções e na personalização dos equipamentos em conformidade com as necessidades reais dos clientes

 

A história do porto de Trelleborg data do século XIV, mas foi em meados do século XIX que se transformou no que conhecemos hoje. O porto, localizado apenas a 85 quilómetros da Alemanha, está em constante crescimento e desenvolvimento. Às suas águas chega um grande número de barcos e camiões, e atualmente regista um volume de mais de 11 milhões de toneladas de mercadorias e 1,8 milhões de passageiros. As numerosas linhas de ferry existentes servem de ligação eficaz ao continente através de Travemünde, Rostock, Sassnitz, Swinoujscie e Klaipeda.

 

Trelleborg é um porto de altos padrões profissionais e orientado para o serviço, com uma sólida aposta no desenvolvimento e na sustentabilidade, e respeitador das pessoas e do meio ambiente.

 

O desafio

 

As bombas com que o cliente trabalhava eram antiquadas e as avarias acabavam por provocar inundações, dado que o pessoal de manutenção não conseguia chegar a tempo à estação para as reparar. O equipamento estava demasiadamente obsoleto, carecia de funções de diagnóstico da estação e de análise preditiva para se antecipar às tarefas de manutenção necessárias. Neste contexto, o funcionamento ininterrupto das estações de bombagem é decisivo, dado que os ferries têm que esvaziar os depósitos de águas residuais e águas cinzentas (banhos, lava-louças e lavatórios).

 

A solução

 

O cliente entrou em contacto com a Xylem. O primeiro passo consistiu em alugar bombas enquanto se efetuava a substituição dos equipamentos antigos. Animado pelos excelentes resultados desta solução, o cliente decidiu investir numa instalação totalmente configurada pela Xylem.

 

Foi concebida uma solução com o Flygt Concertor XPC da Xylem, o primeiro sistema de bombagem de águas residuais do mundo com inteligência integrada, e com o Avensor, um serviço de alarmes na nuvem.

 

O Flygt Concertor deteta as condições de funcionamento do ambiente e adapta o seu rendimento em tempo real , fazendo com que o cliente obtenha poupanças energéticas imediatas. Através do serviço na nuvem, os operadores poderão sempre  consultar o que está a acontecer nas estações.

 

O Avensor é composto por um modem instalado na estação de bombagem, o Cloud Connect Device (CCD), que liga o controlador da bomba a uma solução na nuvem que permite o controlo remoto da estação a partir de um telefone inteligente, um tablet ou um computador. Os alarmes são visualizados em tempo real e podem ser consultados diretamente na aplicação ou enviados através de SMS ou mensagens de e-mail.

 

O cliente pode supervisionar o funcionamento das estações, obter estatísticas dos níveis de água, caudais, consumo energético e velocidade de funcionamento das bombas. Também pode identificar quando é que será necessário atuar numa estação, uma ferramenta de manutenção totalmente nova para o pessoal de serviço.

As estatísticas permitem a otimização da operação e o cálculo do volume de águas residuais que os barcos descarregam quando estão atracados no porto. O facto de se saber qual a quantidade exata de águas residuais que é descarregada é muito importante, porque se cobra às companhias de navegação por esse serviço.

  

O resultado

 

A nova instalação está em funcionamento há seis meses e durante todo este tempo funcionou de forma impecável. Graças ao eficiente serviço de monitorização, o cliente sabe sempre o que está a acontecer nas diversas estações e dispõe de uma rápida margem de manobra face a qualquer imprevisto ou incidente. Também pode avaliar e planear corretamente os trabalhos de manutenção para os executar no momento oportuno.

 

O porto de Trelleborg continua a crescer e está atualmente imerso numa obra de grande envergadura para instalar novas estações de bombagem com data de conclusão prevista para 2026. Por lei, nenhuma companhia de navegação poderá despejar águas cinzentas nem de esgoto diretamente no mar a partir de 2021, pelo que todas as estações de bombagem devem funcionar perfeitamente. Com o serviço Avensor localizado na nuvem da Xylem, o cliente pode controlar todos os parâmetros do sistema e evitar imprevistos que desencadeiem inundações e descargas no mar.

 

Dados técnicos:

  • Duas bombas Concertor XPC, o primeiro sistema de bombagem para água residual do mundo com inteligência integrada
  • O Avensor, serviço de monitorização de alarmes desenvolvido para estações de bombagem, ajuda a solucionar rapidamente as paragens inesperadas e as avarias, que se repercutem num aumento significativo dos custos associados.

 

As vantagens do serviço incluem:

  • Receber alarmes por e-mail ou SMS (iOS ou Android);
  • Dirigir os alarmes para o destinatário indicado;
  • Supervisão da instalação a cargo da Xylem;
  • Oferece a possibilidade de atribuição da manutenção preventiva à Xylem

Link: https://www.xylem.com/pt-pt/

VOLTAR