Viana do Castelo: investimento de 10,5ME para a rede de abastecimento de água

24.06.2021

Segundo avançou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o município investiu 10,5 milhões de euros na rede de abastecimento de água, que vai servir mais 1.200 fogos do concelho.


José Maria Costa, citado numa nota enviada às redações, explicou que "5,7 milhões de euros serão investidos no abastecimento de água em alta, para construção de reservatórios e adutoras, e 2,4 milhões de euros na eficiência hídrica", estando em causa “obras concluídas ou em curso”: “Este é um projeto para assegurar o futuro", sublinhou o autarca durante a inauguração dos Sistemas de Abastecimento de Água em Alta e Baixa na freguesia de Deocriste.


Ainda de acordo com o autarca, no final do presente mandato eleitoral "a taxa de cobertura de abastecimento de água será de 95% e a de saneamento básico rondará os 76 a 78%": "Estamos a aproximarmos dos indicadores e das metas europeias", referiu.


A obra inaugurada, na presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, resultou, de acordo com José Maria Costa, de uma "verdadeira parceria entre o Estado central e a administração local para a resolução de problemas". "Aderimos à Águas do Alto Minho (AdAM) com a perceção clara de que estávamos a aderir ao futuro da nossa população. Não há sistemas perfeitos, nem empresas perfeitas. Sempre houve e haverá erros, como de resto acontecia quando o serviço era garantido pelos serviços municipalizados de Viana do Castelo. O que não podia era manter-se o mesmo nível de reclamações. Hoje temos novos sistemas informáticos e de leituras de consumos para garantir o vínculo de confiança com os cidadãos", disse o autarca.


Inês dos Santos Costa realçou os investimentos em curso no concelho e no distrito de Viana do Castelo, quer em alta, através da Águas do Norte, quer em baixa, da responsabilidade da AdaM.


Daquele montante global, "14 milhões de euros destinam-se à eficiência hídrica, com o objetivo de melhorar a rede que já existe, reduzir perdas e melhorar a qualidade da água, e 21 milhões de euros a expansões de rede e aumento das taxas de cobertura".


A cerimónia de inauguração dos sistemas de abastecimento de água em alta e baixa em Deocriste era, segundo o autarca David Veiga, "um anseio da população há quarenta anos, que vai beneficiar 300 fogos da freguesia".

TAGS: Viana do Castelo , Inês Costa , abastecimento de água , AdaM
Vai gostar de ver
VOLTAR