
Webinar Água&Ambiente - Água por Joaquim Poças Martins
Pergunta Água&Ambiente
O que destaca do Webinar Água?
Responde Joaquim Poças Martins
No webinar ficou patente que o setor da água demonstrou grande resiliência durante a pandemia, mas claro que permanecem os problemas anteriores: perdas de água elevadas, sistemas cuja eficiência não tem melhorado nos últimos anos, alterações climáticas, preço da água para a agricultura, pouca água vinda de Espanha e poluição no Tejo, Alqueva “cada vez mais pequena”, gestão das cheias do Mondego, falta de qualidade em massas de água.
As entidades gestoras adaptaram-se rapidamente à nova situação, graças à estruturação alta/baixa, à automatização e ao esforço dos trabalhadores no terreno, dos técnicos e dos gestores.
O consumo doméstico aumentou e o industrial e comercial baixaram, como seria de esperar, por exemplo nas atividades relacionadas com o turismo. O impacto na cobrança é ainda incerto e vai depender muito das restrições que vierem a ser implementadas e da respetiva duração.
A pandemia lançou um novo desafio: como conciliar o acesso universal ao serviço de abastecimento de água e saneamento com a sustentabilidade económica das entidades gestoras, num contexto de novas pobrezas.
Foram anunciadas ajudas comunitárias sem precedentes para Portugal para os próximos anos, que desejavelmente discriminarão positivamente os projetos e atividades sustentáveis, mas que terão de ser também alargados de forma a manter o emprego.
Joaquim Poças Martins foi o moderador do Webinar Água que o jornal Água&Ambiente organizou no início de Junho.