12.º Fórum Energia: Medeiros Pinto e Artur Trindade dinamizam debates cruciais sobre governança de redes e baixa tensão

12.º Fórum Energia: Medeiros Pinto e Artur Trindade dinamizam debates cruciais sobre governança de redes e baixa tensão

Para chegar ao cerne das questões, é preciso fazer as perguntas certas e o 12.º Fórum Energia reúne moderadores de excelência capazes de manter as discussões focadas no essencial, sem preconceitos nem limitações. E, na próxima edição do evento de referência dos profissionais da Energia, agendado para os dias 26 e 27 de novembro, em Lisboa, há dois debates que não vai querer perder. 

Logo na tarde do primeiro dia do evento, analisa-se “A Governança das Redes Energéticas” para aferir quais os estrangulamentos que existem e o que pode ser melhorado na gestão, mas também no modelo de planeamento destas infraestruturas essenciais à transição energética. Há muito tempo atento a estas questões e ao seu impacto na segurança de abastecimento e equilíbrio económico do sistema energético do país, o consultor José Medeiros Pinto vai moderar os trabalhos, num painel acutilante de discussão e reflexão, que junta à mesma mesa, Gabriel Sousa, CEO da Floene, Bernardo Silva, Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Investigador no Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC e o ex-Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade. 

Artur Trindade será, por seu lado, o dinamizador do importante painel dedicado ao “Concurso da Baixa Tensão: Novo Calendário e Novas Regras”, em que se pretende descortinar quais as novas linhas orientadoras para este procedimento concorrencial, aguardado há sete anos, mas também perceber as posições e preocupações dos stakeholders envolvidos neste processo, a começar, desde logo, pelos concedentes, que são os municípios. Em palco, estarão assim Nuno Ribeiro da Silva, que preside à Comissão de Coordenação para a Baixa Tensão, encarregue de desenvolver um calendário e regras gerais para o concurso. Do lado das empresas, marcam presença o presidente da E-Redes, José Ferrari Careto, a atual concessionária destas infraestruturas, mas também o Diretor-Geral da Endesa Portugal, Guillermo Solar Calero e o CEO da Indaqua, Pedro Perdigão, duas empresas, de setores diferentes, que no passado já demonstraram interesse em ir a jogo.   

Dois temas cruciais a abordar num momento decisivo em que a transição energética precisa de levantar voo para que os compromissos internacionais do país sejam atingidos. 

A próxima edição do Fórum Energia volta assim a juntar os profissionais do setor no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, no evento que marca o arranque de mais uma Semana de Ambiente, que se prolonga até 3 de dezembro, e inclui também o 18.º Fórum Resíduos e a 19.ª Expo Conferência da Água.

E aproveite, inscreva-se até ao dia 7 de Novembro e beneficie de um desconto de 5% no valor.

Consulte o Programa 12ºFórum Energia

Saiba também mais sobre as outras duas iniciativas da Semana de Ambiente:

19.ª Expo Conferência da Água

18.º Fórum Resíduos

Para mais informações siga-nos no linkedin.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.