
3.º Fórum Biorresíduos: dois casos de sucesso made in Italy
Numa altura em que os municípios portugueses estão imersos no grande desafio da recolha seletiva de biorresíduos, nada melhor do que tentar aprender com a experiência de outros países que já iniciaram a recolha deste fluxo e atingiram resultados de excelência. No 3.º Fórum Biorresíduos, que se realiza no próximo dia 5 de junho, no Porto, vamos tentar perceber o que nos ensina a experiência das cidades italianas na gestão de biorresíduos. O painel intitulado “Biorresíduos made in Italy” encerra um intenso e profícuo dia de trabalho dedicado a este tema premente.
E aproveite: inscreva-se até ao próximo dia 23 de abril e beneficie de um desconto especial até 20% no valor.
O foco vai estar em duas cidades italianas - Milão e Treviso - cujo sistema de gestão de resíduos vamos conhecer em detalhe numa apresentação de Ismael Casotti, da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
No caso de Milão, temos uma grande cidade, cujo desenvolvimento urbano se fez maioritariamente em altura e que reúne uma ampla comunidade de imigrantes de múltiplas nacionalidades. Aqui a aposta foi num sistema abrangente de recolha porta-a-porta e a cidade está a cumprir já hoje as metas de reciclagem de resíduos urbanos fixadas por Bruxelas para o ano de 2030.
Por seu lado, a cidade de Treviso, localizada no norte de Itália, numa zona tendencialmente rural onde predominam pequenos núcleos urbanos, tem-se igualmente destacado em termos de desempenho na gestão de resíduos, tendo atingido taxas de recolha seletiva superiores a 90%. A implementação de recolha porta-a-porta, quer nas zonas urbanas, quer em freguesias rurais, a par da introdução de um modelo tarifário PAYT e de um sistema de ecocentros móveis são alguns dos aspetos que caracterizam este modelo de sucesso.
Para conhecer em detalhe estes dois casos e colocar questões pertinentes sobre a sua implementação e os principais desafios encontrados, basta marcar presença em mais um Fórum Biorresíduos: o ponto de encontro dos profissionais do setor que estão a tornar a recolha de biorresíduos uma realidade quotidiana de norte a sul de Portugal.
Garanta já o seu lugar!
E aproveite: inscreva-se até ao próximo dia 23 de abril e beneficie de um desconto especial até 20% no valor.
Inscreva-se aqui.
Para mais informações, siga-nos no Linkedin.