
Ambiente: SEPNA detetou mais de 10 mil infrações no primeiro semestre do ano
Entre janeiro e junho de 2025, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR identificou 606 crimes e ultrapassou as 10 mil contraordenações relacionadas com o ambiente e o património natural, informou hoje a Guarda Nacional Republicana, noticiou a agência Lusa.
A nota da GNR, divulgada no Dia Mundial da Conservação da Natureza e citada pela Lusa, destaca ainda a realização de quase cinco mil ações de sensibilização sobre prevenção de incêndios e proteção florestal, que envolveram mais de 105 mil participantes.
Durante os primeiros seis meses do ano, os militares do SEPNA efetuaram 37.269 patrulhas, no âmbito da sua missão de vigilância e fiscalização ambiental em todo o território nacional.
Segundo a GNR, em 2024 tinham sido registadas mais de 75 mil patrulhas e cerca de 113 mil fiscalizações, das quais resultaram 221 detenções, mais de 17 mil autos de contraordenação e 1.219 processos-crime. Nesse ano, foram também promovidas 8.506 ações de sensibilização e levantados 3.047 autos por infrações.
A Guarda sublinha o esforço contínuo para reforçar a capacidade de resposta nesta área, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas legais e preservar o património natural. Entre as suas competências está também a prevenção e investigação de ilícitos relacionados com poluição, ordenamento do território e gestão de resíduos.