
Aveiro reforça recolha seletiva de resíduos e regista crescimento em 2024
O município de Aveiro registou, em 2024, um crescimento na recolha seletiva de resíduos para reciclagem.
Segundo uma nota da autarquia, a recolha seletiva total aumentou 35%, passando de 5.511 toneladas em 2023 para 7.464 toneladas em 2024, com destaque para o significativo incremento nos biorresíduos em estabelecimentos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, entre outros locais.
“Há mais de uma década que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA)tem vindo a trabalhar para tornar Aveiro um município cada vez mais responsável a nível ambiental. Os dados do último ano comprovam o sucesso desta aposta da CMA, sendo que estes bons resultados têm o fundamental contributo empenhado dos aveirenses que diariamente contribuem para uma melhor recolha e reciclagem dos resíduos no município”, afirma o presidente da Câmara, José Ribau Esteves, citado em comunicado.
No caso da recolha seletiva trifluxo porta-a-porta, em 2023 foram recolhidas 1.087 toneladas de resíduos, valor que duplicou no ano seguinte, passando para as 2.357 toneladas. “Relativamente aos biorresíduos, foram recolhidas 406 toneladas em 2023 e 1.048 em 2024, ou seja, mais do dobro”, salienta o município.
Este aumento é o resultado de projetos de recolha de resíduos porta-a-porta, implementados pela Câmara de Aveiro em 2023, com a ERSUC. Atualmente estão abrangidas mais de 5.500 moradias e 331 hotéis, restaurantes, cafés, e outros estabelecimentos ligados ao canal HORECA, numa operação gerida com a Veolia.
“Estes números demonstram que os esforços da Câmara Municipal de Aveiro, da Veolia e da ERSUC estão a produzir resultados sólidos e que a Comunidade Aveirense está verdadeiramente empenhada neste percurso de responsabilidade ambiental. Quando aliamos planeamento estratégico, trabalho consistente, parceria institucional e o envolvimento das pessoas, conseguimos mudar hábitos que se têm mostrado sustentáveis e eficazes”, sublinha o presidente da CMA.