
Câmara de Coimbra lança concurso para melhoria da eficiência energética no sistema de iluminação pública
A Câmara Municipal de Coimbra lançou um concurso público para melhoria da eficiência energética no sistema de iluminação pública, para substituição de toda a luminária convencional (cerca de 58% de toda a iluminação pública no concelho) por tecnologia LED. O lançamento do concurso foi aprovado em reunião de câmara a 19 de dezembro e publicado esta segunda-feira em Diário da República.
A proposta passa pela celebração de um contrato de concessão com uma empresa de serviços energéticos, que fica responsável pelo investimento (substituição de luminária e implementação de um sistema inteligente de telegestão), recebendo, por seu turno, uma parte da poupança prevista na fatura da luz.
O contrato de concessão terá uma duração de 15 anos e um mínimo de 20% da poupança garantida a ficar para o município e 80% para a empresa que ganhe o concurso.
O procedimento concursal prevê ainda a implementação de um sistema inteligente de telegestão e dois projetos-piloto, um no domínio da mobilidade (com contagem automática de veículos e de peões) e outro na gestão e monitorização do sistema de rega.
As candidaturas podem ser apresentadas até ao próximo dia 16 de fevereiro.