
‘CIRCULamETA’: o projeto que valoriza as lamas das ETA em soluções sustentáveis
O Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons), em parceria com a Águas do Algarve (AdA) e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (ISE-UAlg), está a desenvolver o projeto ‘CIRCULamETA’, uma iniciativa que visa dar um destino sustentável às lamas provenientes das Estações de Tratamento de Água (ETAs) para consumo humano.
Atualmente, a AdA encaminha cerca de 5.000 toneladas de lamas por ano para a produção de cimento. Contudo, “importa desenvolver mais ações no sentido de viabilizar soluções alternativas e/ou complementares à atual valorização destas lamas, de modo a garantir o encaminhamento e aproveitamento da totalidade das lamas produzidas”, explica o Itecons numa nota.
O foco desta ação passa por identificar soluções mais sustentáveis que beneficiem a economia local, promovendo sua incorporação em outras indústrias da região e contribuindo para a economia circular.
Ao longo de nove meses, o Itecons e o ISE-UAlg avaliarão a viabilidade técnica da valorização destas lamas em aplicações sustentáveis como compósitos cimentícios e em soluções geotécnicas, como impermeabilização em aterros e taludes, trazendo novas oportunidades de reaproveitamento.