
Comunidade Local dos Baldios de Cova do Barroso interpõe ação judicial por “usurpação” de terrenos para exploração de lítio
Segundo noticiou o Dinheiro Vivo, a Comunidade Local dos Baldios de Covas do Barroso interpôs uma ação judicial por alegada “usurpação” de terrenos baldios para exploração de lítio naquela localidade do concelho de Boticas.
A ação foi interposta contra vários réus, entre os quais a Savannah Lithium, com o intuito de ver “restabelecida a totalidade da área dos baldios”, de acordo com comunicado de imprensa citado pelo Dinheiro Vivo.
Como é referido, e de acordo com a ação, parcelas do baldio foram "indevidamente apropriadas através de registos de terrenos, alargando indevidamente as suas áreas muito para além daquelas que lhes pertenciam por direito", citou ainda o Dinheiro Vivo. “A Comunidade Local dos Baldios de Covas do Barroso salienta que «é importante que se perceba que não se pode ocupar e vender parcelas de terrenos baldios à revelia da lei para proceder ao alargamento do projeto de exploração da mina do Barroso».