
Continente elimina tampas de plástico dos iogurtes líquidos da sua marca
O Continente acaba de anunciar a eliminação das tampas de plástico dos iogurtes líquidos da sua marca, tornando-se “o primeiro retalhista” a fazê-lo, revelou em comunicado.
Segundo a nota de imprensa, esta alteração “vai permitir poupar cerca de 100 toneladas de plástico por ano, reduzindo assim em 15% a quantidade deste material nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte líquido vendidos por ano”.
O objetivo desta iniciativa é “garantir a diminuição de plástico e evitar que estas cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão”. De notar ainda que, pode ler-se no comunicado de imprensa, “as tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos”.
Além da eliminação das tampas plásticas, os rótulos dos iogurtes da marca vão deixar de indicar a data de validade sob a descrição “Consumir até” para “Consumir de preferência antes de”, sensibilizando o consumidor final para o combate ao desperdício alimentar.