Crisal e Rega Energy assinam acordo para fornecimento de gases renováveis
A Crisal, produtora portuguesa de vidro de mesa, e a Rega Energy, empresa de energias renováveis com sede em Portugal, anunciam a assinatura de um acordo de longo prazo para o fornecimento de gases renováveis.
Este acordo vai contribuir para que a LCGlass (grupo internacional onde a Crisal e a sua parceira neerlandesa, Royal Leerdam, estão inseridas) atinja o objetivo de se tornar um dos produtores de vidro de mesa mais sustentáveis da Europa. Com este acordo, a Rega Energy irá fornecer hidrogénio e oxigénio verdes à fábrica da Crisal na Marinha Grande.
Para Antoine Jordans, CEO da LCGlass, “a LCGlass, apoiada pelo seu investidor, Anders Invest, vê este acordo como um primeiro e importante passo para a descarbonização da produção de vidro de mesa. As circunstâncias de apoio do Governo português e da União Europeia tornam este investimento viável para a Crisal, assim como a parceria com a Rega Energy, com quem estamos entusiasmados em trabalhar neste importante projeto”.
Thomas Carrier, CEO da Rega Energy, diz que “em Portugal, os recursos renováveis são abundantes: o vento, o sol e a energia hídrica tornam a eletricidade do país quase totalmente renovável, com uma percentagem de 82% no primeiro semestre de 2024. Com a nossa parceria de longo prazo, a Crisal produzirá de forma mais sustentável, maximizando a eletrificação do seu processo industrial e utilizando o hidrogénio e o oxigénio verdes da Rega Energy no consumo remanescente”.