Empresa que trata resíduos de lâmpadas fluorescentes vai encerrar o negócio
resíduos

Empresa que trata resíduos de lâmpadas fluorescentes vai encerrar o negócio

Segundo avançou o Público, a Ambicare Industrial, empresa que trata dos resíduos das lâmpadas fluorescentes desde 2003, nomeadamente do mercúrio, um elemento tóxico que tem de ser estabilizado antes de ir para aterro, vai fechar portas em abril devido aos maus resultados da reciclagem em Portugal.

Segundo escreve o Público, a licença da entidade, que é a mais experiente no tratamento deste tipo de REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, caduca no próximo mês e não vai ser renovada.

Aliados aos fracos resultados da reciclagem, outras razões para a empresa fechar portas são a recolha insuficiente de resíduos em Portugal e o facto de as lâmpadas de mercúrio deixarem progressivamente de serem vendidas na União Europeia, embora estas não atinjam o fim de vida repentinamente.

Há apenas uma outra empresa em Portugal que pode receber as lâmpadas fluorescentes, a Naturpaiva, que trabalha neste sector da reciclagem de lâmpadas há poucos anos e não quis falar com o PÚBLICO sobre o assunto. Se a Naturpaiva não responder às necessidades do mercado português de tratamento e reciclagem de lâmpadas, então as entidades gestoras do sistema integrado de gestão de REEE, como o Electrão, que têm a responsabilidade de recolher as lâmpadas em todo o país para estas poderem ser recicladas, serão obrigadas a virarem-se para o mercado internacional”, escreve o Público.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.