ERSAR apresenta estudo inédito no Congresso Mundial da Água
ambiente

ERSAR apresenta estudo inédito no Congresso Mundial da Água

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) vai apresentar no Congresso Mundial da Água, que se realiza em Setembro, um estudo inédito que relaciona as melhorias nas áreas do saneamento e resíduos com as melhorias ambientais e na saúde pública em Portugal, confirmou ao Portal Ambiente Online Jaime Melo Baptista.

“É possível e fiável fazer uma correlação entre as melhorias e a evolução ao longo do tempo dos serviços de abastecimento de água, resíduos e

saneamento com as melhorias ambientais e de saúde pública”, explicou o presidente da ERSAR, referindo que “há questão facilmente compreensíveis como a relação existente entre a aposta no saneamento e o número de praias com bandeira azul”. Nas palavras do responsável, “a evolução ao longo dos anos tem sido positiva, havendo uma tendência global de melhoria”.  

A ERSAR tem neste momento em sua posse mais de um milhão de dados sobre os três serviços de água, saneamento e resíduos de todas as entidades gestoras a operarem em Portugal. Segundo Jaime Melo Baptista, foram realizadas 386 auditorias que envolveram cerca de 50 técnicos durante três meses para finalizar esta radiografia total ao sector. “Pela primeira vez, poderemos fazer uma análise histórica dos dados dos três serviços em termos de cobertura e tratamento e compará-la com a evolução dos meios hídricos, ambientais e melhorias na saúde pública”, reforça.

O Congresso Mundial da Água da IWA – International Water Association é o maior evento internacional de caracter técnico-científico no domínio da água que reúne, em média, cerca de três mil participantes de todo o mundo em debates e apresentações sobre temas relacionados com ciência, inovação, políticas, desafios e soluções deste sector. Tendo por tema “Shaping our water future”, o congresso IWA – LISBOA 2014 realiza-se de 21 a 26 de Setembro. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.