
ERSE aprova atualização do plano da rede de distribuição de eletricidade
Segundo noticiou o Expresso, a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou a atualização ao plano de desenvolvimento e investimento na rede de distribuição de eletricidade (PDIRD-E), feita pela E-Redes, considerando que globalmente estão refletidas “as atuais necessidades” da rede.
No entanto, são deixados vários reparos pelo regulador. A ERSE recomenda, como escreve o Expresso, que “o modelo de previsão do consumo que suporte o próximo PDIRD-E seja aperfeiçoado, de modo a ser mais percetível a relação causa-efeito dos diferentes fatores que condicionem a evolução da procura”. Esta melhoria poderá contribuir para um modelo dinâmico e flexível de planeamento e gestão das redes, previsto na nova lei de bases do setor elétrico”.
Outro reparo vai no sentido de recomendar que o próximo plano “inclua uma estimativa das datas de entrada em exploração dos investimentos, para melhor se estimar os impactes tarifários do plano”, cita ainda o Expresso. Também a pensar nos próximos planos, a ERSE aconselha que os mesmos tenham “uma perspetiva mais ativa e dinâmica, focando-se em programas de diferimento do consumo que permitam alisar pontas e diminuir o consumo” e ixadas pela ERSE no seu parecer fica ainda o pedido de “um maior detalhe ao nível da fundamentação dos programas e subprogramas que foram alvo de alterações mais significativas ao nível dos montantes de investimento propostos”.
A atualização do plano prevê investimentos de 550 milhões de euros para os próximos três anos.