Fórum Energia, Expo Conferência da Água e Fórum Resíduos regressam em novembro com um olhar crítico sobre os temas da atualidade
ambiente

Fórum Energia, Expo Conferência da Água e Fórum Resíduos regressam em novembro com um olhar crítico sobre os temas da atualidade

As três iniciativas organizadas anualmente pelo Jornal Água&Ambiente estão de regresso já no próximo mês de novembro para discutir os grandes temas da atualidade. Pelo terceiro ano consecutivo, o Fórum Energia, o Fórum Resíduos e a Expo Conferência da Água realizam-se ao longo de uma semana, de 15 a 22 de novembro.

Nos dias 21 e 22 de novembro, o 11.º Fórum Energia será palco para uma reflexão estratégica sobre a primeira versão da revisão do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) que prevê uma meta de 85% para a incorporação de energias renováveis na produção de eletricidade até 2030. Também o reforço da aposta na eólica offshore, no hidrogénio renovável e no biometano vão estar em foco, neste palco que reúne os principais atores do setor.

Já na 18.ª Expo Conferência da Água, que tem lugar nos dias 23 e 24 de novembro, os holofotes centram-se nas soluções de curto e médio prazo para mitigar os problemas de escassez de água, nomeadamente as medidas contidas nos planos de eficiência hídrica. Mas não são esquecidos temas que não são novos, mas cuja importância continua a ser fulcral no setor, como a questão dos tarifários e o aumento das disponibilidades de água, designadamente através da reutilização e dessalinização.

Quanto ao 17.º Fórum Resíduos, que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, vai pôr em cima da mesa temas que vão representar grandes mudanças no setor. De destacar o UNILEX, que vai instituir novas licenças para todas as entidades gestoras e novos fluxos ao abrigo da responsabilidade alargada do produtor. O tão aguardado modelo de funcionamento do Sistema de Depósito e Reembolso para embalagens de bebidas também será clarificado na revisão do UNILEX. Mas, como não podia deixar de ser, o PERSU 2030, o arranque da recolha seletiva de biorresíduos e a produção de biometano serão também o mote de profícuos debates.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.