Fundo Ambiental financia sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar com 25 milhões
ambiente

Fundo Ambiental financia sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar com 25 milhões

Foi hoje publicada em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros que autoriza o Fundo Ambiental a realizar a despesa e a assumir os respetivos encargos plurianuais relativos ao projeto ‘Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar’ (BVL).

O investimento a realizar num total de 25 milhões de euros é constituído por duas fases: 1.ª Fase - Elaboração do projeto de execução e RECAPE - Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução; 2.ª Fase - Empreitada, com base no projeto e nos valores da adjudicação da obra por deliberação do Conselho Intermunicipal da CIRA, de 16 de dezembro de 2024, no âmbito do segundo concurso público da obra, fiscalização e revisão de preços.

Na resolução pode ler-se que o BVL “tem uma relação física e ambiental íntima com a ria de Aveiro, constituindo um ativo territorial de grande importância económica, ambiental, social e de defesa do território, que exige há décadas investimentos de preservação e rentabilização do seu potencial”.

O BVL faz parte de um vasto ecossistema sendo considerado como uma das “mais notáveis zonas húmidas portuguesas” e integra a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro.

“Estas duas características resultam da interação do homem com o clima, da intensa relação terra/água, dos terrenos suaves de formação recente, da fertilidade dos solos e da água em abundância”, acrescenta o mesmo documento.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.