
Fundo Ambiental financia sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar com 25 milhões
Foi hoje publicada em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros que autoriza o Fundo Ambiental a realizar a despesa e a assumir os respetivos encargos plurianuais relativos ao projeto ‘Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar’ (BVL).
O investimento a realizar num total de 25 milhões de euros é constituído por duas fases: 1.ª Fase - Elaboração do projeto de execução e RECAPE - Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução; 2.ª Fase - Empreitada, com base no projeto e nos valores da adjudicação da obra por deliberação do Conselho Intermunicipal da CIRA, de 16 de dezembro de 2024, no âmbito do segundo concurso público da obra, fiscalização e revisão de preços.
Na resolução pode ler-se que o BVL “tem uma relação física e ambiental íntima com a ria de Aveiro, constituindo um ativo territorial de grande importância económica, ambiental, social e de defesa do território, que exige há décadas investimentos de preservação e rentabilização do seu potencial”.
O BVL faz parte de um vasto ecossistema sendo considerado como uma das “mais notáveis zonas húmidas portuguesas” e integra a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro.
“Estas duas características resultam da interação do homem com o clima, da intensa relação terra/água, dos terrenos suaves de formação recente, da fertilidade dos solos e da água em abundância”, acrescenta o mesmo documento.