
Governo apoia 17 projetos de hidrogénio e gases renováveis com 70 milhões de euros
O Ministério do Ambiente e Energia (MAEN) anunciou esta quarta-feira a aprovação de 17 projetos empresariais que vão receber um total de 70 milhões de euros para reforçar a capacidade nacional de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio e outros gases renováveis. A medida integra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do regulamento europeu REPowerEU.
Segundo o comunicado de imprensa do MAEN, os projetos foram selecionados com base em critérios técnicos exigentes, como o potencial de descarbonização, eficiência do investimento, impacto no território, capacidade técnica e grau de inovação. Entre os beneficiários estão empresas dos setores da bioenergia, gestão de resíduos, águas e indústria farmacêutica.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou que “Portugal está a contribuir com clareza para a nova geopolítica da energia limpa”, destacando ainda que o investimento “é mais um passo firme para acelerar a independência energética do país”. Para a governante, o país tem “condições únicas para impulsionar esta transformação”.
Entre as entidades selecionadas estão a Mota-Engil Bioenergy, Recivalongo, Bioenergia GBP I, AGERE, Laboratórios Basi, PTSunHydrogen, Paradigma Milenar, Símbolo Exigente, Sãra Green Energy, H2Zone e La Sabina Green Energies.