
Governo estuda melhoria das tarifas do biometano
O Governo está a estudar a possibilidade de melhorar a tarifa do biometano, admitiu o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, em entrevista ao Jornal Água&Ambiente.
Esta afinação da tarifa, afirmou o Governante, pode estar, desde logo, relacionada com a necessidade de investir ou não em infraestruturas. Ou seja, se houver investimento em infraestruturas, “eventualmente, a tarifa que está estabelecida pode não ser suficiente”, reconheceu Duarte Cordeiro.
“Agora, uma vez publicado o PERSU, e fazendo a regionalização dos nossos objetivos vamos tentar perceber, em concreto, se temos possibilidade de aproveitamento de infraestruturas existentes (…) ou se temos de criar infraestruturas novas para poder aproveitar, numa lógica de [produção de] biometano. E se é necessário ou não fazer novas tarifas, eventualmente, que tenham em consideração as infraestruturas”, esclareceu.
Este é um processo que tem de ir sendo “afinado”, concluiu.
Começando por reconhecer a importância do biometano para “otimizar aquilo que é a eventual receita adicional da recolha de biorresíduos”, o ministro do Ambiente reforçou também que a estratégia do biometano vai avançar, desde logo, através dos leilões.
Leia toda a entrevista na edição de maio do Jornal Água&Ambiente.