
Governo lança fiscalização às praias do Algarve e apresenta plano de intervenção costeira em Quarteira
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou esta terça-feira, em Quarteira (Loulé), uma ação de fiscalização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) nas praias algarvias e apresentou o plano de intervenção para o troço costeiro entre Quarteira e Garrão. O investimento, no valor de 14,3 milhões de euros, foi divulgado através do LinkedIn do Ministério do Ambiente e Energia (MAEN).
A fiscalização, que terá início já na próxima semana, vai averiguar a alegada existência de acessos condicionados a praias e verificar o cumprimento do serviço público por parte dos concessionários. A ação vai decorrer durante o próximo mês e os resultados serão anunciados no início de setembro.
No mesmo dia, Maria da Graça Carvalho apresentou o plano que prevê a reposição de areia na Praia do Forte Novo e ao longo de 6,6 quilómetros até à Quinta do Lago, bem como a reconfiguração dos molhes de Quarteira, para aumentar a retenção de areia e reduzir a erosão. As obras deverão estar concluídas antes da próxima época balnear, integrando a estratégia nacional de adaptação às alterações climáticas e de proteção costeira sustentável, com financiamento do Programa Sustentável 2030.
A governante visitou ainda as obras de reutilização de águas residuais tratadas para rega de campos de golfe na ETAR de Vilamoura, uma iniciativa que promove a eficiência hídrica e reforça o compromisso com a gestão sustentável dos recursos no Algarve.