
Guimarães inova nos polímeros sustentáveis e soluções com integração de biomateriais
O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) participa atualmente em mais de 30 projetos de investigação, desenvolvimento e inovação na área dos polímeros sustentáveis, dos quais cinco são internacionais e outros estão inscritos em agendas e pactos do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
Estes projetos contam com um montante de financiamento no valor de 14 milhões de euros.
Trata-se de um conjunto de projetos, que reúnem as equipas de especialistas do PIEP e parceiros, sendo alguns desenvolvidos em consórcio com várias entidades, tendo como objetivo reduzir os resíduos de materiais plásticos e promover práticas sustentáveis na indústria, rumo à economia circular.
Entre os vários projetos que contam com a intervenção deste centro de tecnologia e inovação estão o ‘Olivepit’ (tem o foco na transformação e valorização de caroços de azeitona) e o ‘Ecoboard’ (explora usos inovadores de resíduos como materiais sustentáveis na produção de placas para o transporte de móveis), duas iniciativas que trazem avanços significativos na área dos materiais sustentáveis.
Há ainda o ‘ValorNature’, projeto desenvolvido em colaboração com a Galiza, para a valorização de subprodutos agroflorestais, marinhos e extrativos em áreas-chave da economia.
Bruno Pereira da Silva, Coordenador de Economia Circular e Ambiente do PIEP, adianta em comunicado, que “com a aposta nos polímeros sustentáveis, estamos não apenas a expandir os limites da investigação científica, mas também a colaborar com empresas líderes da indústria para criar soluções que agregam inovação e valor acrescentado para o mundo real”.