
Há um projeto em Portugal que impulsiona a tecnologia de energia solar térmica de concentração
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) lidera um projeto de investigação que tem como objetivo fomentar a energia solar térmica de concentração.
Intitulado ‘NEWS4CSP - New Materials for Concentrating Solar Power; novos materiais para energia solar térmica de concentração (CSP): sais fundidos e proteção anticorrosiva’, o projeto pretende melhorar a eficiência e a fiabilidade dos sistemas de armazenamento de energia térmica através da utilização de sais fundidos e de novas estratégias de proteção anticorrosiva.
Segundo uma nota do LNEG, “as centrais de energia solar de concentração (CSP) constituem uma tecnologia de energia renovável com um potencial muito significativo para aumentar a quota de energia renovável”.
Esta tecnologia, vinca o LNEG, tem como principal característica “a possibilidade de integração, a baixo custo, de sistemas de armazenamento de energia, utilizando sais fundidos inorgânicos que são simultaneamente utilizados como fluidos de transferência de calor e de armazenamento de energia. Diferentes sais fundidos para alta temperatura têm vindo a ser estudados de modo a satisfazer os requisitos de elevada densidade energética”.
Segundo o LNEG, os resultados deste projeto constituem um contributo para o desenvolvimento de tecnologias de energia solar térmica com concentração, para temperaturas elevadas, e simultaneamente um forte incentivo para a sua aplicação futura no nosso país.
O projeto começou em março de 2023 e termina em fevereiro de 2026, e conta com financiamento de fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.