INDAQUA vendeu os primeiros créditos de água tokenizados a nível nacional
água

INDAQUA vendeu os primeiros créditos de água tokenizados a nível nacional

As águas residuais reutilizadas na ETAR de Matosinhos estão a ser convertidas em créditos tokenizados e os primeiros já foram comercializados.

Os créditos podem ser adquiridos por empresas que, não conseguindo reduzir o consumo de água, queiram compensá-lo para diminuir a pegada hídrica.

Estes créditos podem ter por base a reutilização de águas residuais, a dessalinização, o armazenamento de água da chuva e a extração de água da humidade do ar. No primeiro caso português, está a ser contabilizada a água reutilizada na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Matosinhos e que chega até aos 90 m3 por dia.

“O resultado da venda dos tokens é encaminhado para as entidades emissoras, aumentando assim as condições económicas para que seja reinvestido em tecnologia, infraestruturas, equipamentos e melhoria de processos em áreas como a reutilização de águas residuais”, explica a INDAQUA em comunicado.

Este projeto, pioneiro em território nacional, resulta de uma parceria entre a INDAQUA e a Hypercube, empresa suíça que chega pela primeira vez a Portugal.

Para a INDAQUA, “este sistema responde àquele que tem sido um dos desafios centrais: fazer com que os serviços e água e saneamento deixem de ser apenas consumidores de recursos e passem a gerar valor”.

“Na nossa sociedade o recurso água é muito desvalorizado, pelo que todas as iniciativas que, atribuindo-lhe valor económico, permitam e incentivem comportamentos sustentáveis devem ser apoiadas. A ecologia e a economia não devem estar de costas voltadas. Se a primeira é para preservar para as gerações futuras, a segunda depende apenas de nós”, afirma Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA, citado em comunicado. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.