
Já está disponível o novo inventário nacional de património geológico
O novo Inventário Nacional de Património Geológico já está disponível na secção de Bases de Dados do Geoportal do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). O documento resulta da integração das bases de dados de geossítios do LNEG e da Universidade do Minho.
O Inventário constitui uma base de dados de geossítios - sítios de interesse geológico, - que contempla toda a informação sobre património geológico caraterizado no país, pelas diferentes entidades que têm trabalhado na sua identificação.
Tem como objetivo ser um suporte para as políticas de conservação da natureza e de ordenamento do território, com uma base global e consensual, de acesso livre e em constante atualização.
O inventário segue uma metodologia adaptada a inventários de âmbito nacional que foi originalmente definida pela ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) e pela IUGS (União Internacional das Ciências Geológicas), com a definição de categorias temáticas que correspondem aos principais temas que melhor representam a evolução geológica do território português.
O documento conta atualmente com quase quatro centenas de geossítios, pretendendo-se que seja atualizado com a colaboração da comunidade geológica.