Laboratório colaborativo português integra projeto europeu para potenciar cadeia de valor de baterias

Laboratório colaborativo português integra projeto europeu para potenciar cadeia de valor de baterias

O Laboratório Colaborativo Vasco da Gama, incubado na UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, integra o consórcio europeu de baterias IPCEI EuBatIn, que visa desenvolver uma cadeia de valor de baterias "competitiva, inovadora e sustentável", anunciou esta terça-feira em comunicado a UPTEC.

Ao juntar-se a este consórcio, o laboratório colaborativo português pretende "acelerar a internacionalização, alavancar a inovação tecnológica e o desenvolvimento das exportações de Portugal" nos meios de armazenamento de energia necessários para a transição energética.

O Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) EuBatIn, financiado em 2,9 mil milhões de euros pela Comissão Europeia, reúne os principais intervenientes europeus com sede na Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Polónia e Suécia, e os vários intervenientes que representam toda a cadeia de valor, desde o material, células, sistema de baterias e reciclagem.

O laboratório "passa a assumir um papel de destaque no ecossistema europeu do armazenamento de energia ao ser membro associado deste projeto transacional, com uma contribuição importante para o crescimento, emprego e competitividade da indústria e economia da União Europeia".

Fundado em 2019 no Porto, o Vasco da Gama CoLAB vai focar-se nas atividades de inovação e desenvolvimento das agendas mobilizadoras, bem como na cadeia de valor das baterias em Portugal, onde já desenvolveu tecnologias de conversão de energia modulares e agnósticas, bem como uma linha de produção piloto de baterias de ião-sódio em Portugal.

O laboratório colaborativo português reúne parceiros públicos e privados da academia e indústria como a EFACEC, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Superior Técnico, a A400 – Projetistas e Consultores de Engenharia, a Visblue Portugal, a EDP Inovação, o INESC TEC, a C2C-New Cap, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Simoldes Plásticos e a BEPA - Batteries European Partnership Association.

Focado no desenvolvimento de tecnologias, protótipos e prestação de serviços, o Vasco da Gama CoLAB desenvolve soluções tecnológicas aplicadas ao armazenamento de energia, técnicas que facilitam a utilização dos equipamentos após a primeira vida de utilização e tecnologias de conversão aà medida.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.