Lançado concurso de um milhão de euros para apoiar compra de táxis elétricos
energia

Lançado concurso de um milhão de euros para apoiar compra de táxis elétricos

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) lançou um concurso para a compra de viaturas elétricas para o setor do táxi na sequência do Fundo para o Serviço Público de Transportes, disponibilizando um milhão de euros para o ano de 2025.

“Este apoio representa a duplicação da verba prevista inicialmente para 2024 para a descarbonização e digitalização dos táxis, com vista à melhoria da eficiência ambiental do transporte público”, afirma o ministério das Infraestruturas e Habitação, numa nota divulgada.

O aviso privilegia as áreas de baixa densidade e "mais deficitárias" em termos de oferta de transportes e aplica-se uma majoração do apoio à aquisição de veículos elétricos para estes territórios, no valor de 1.000 euros. Ou seja, para os táxis com licença nestes municípios, o apoio é de 6.000 euros, a que se somam o apoio geral de 6 000 de subvenção para o abate do veículo antigo com mais de 10 anos.

Para a aquisição de veículos elétricos, o apoio será de 5.000 euros por veículo, sendo que o apoio sobe para os 6.000 euros se a licença do táxi for emitida num município de baixa densidade.

O apoio será atribuído a um máximo de 10 táxis ou 100.000 euros por beneficiário.

Já para o abate de viaturas com mais de 10 anos, é estipulado um apoio de 6.000 euros e a aquisição de equipamento de carregamento é comparticipada em 75% até ao limite máximo de 750 euros.

Na área da digitalização, a taxa de comparticipação é de 50% até ao limite de 5.000 euros por beneficiário nas compras de taxímetros, impressoras para faturas, aplicações eletrónicas para carregamento e dispositivos para emitir ou enviar faturas por correio eletrónico.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.