Lançado novo Fórum Mundial para a transição energética
energia

Lançado novo Fórum Mundial para a transição energética

À margem do Fórum Económico Mundial, que decorreu em Davos, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e vários parceiros internacionais, lançaram um fórum mundial para acelerar a transição para as energias limpas.

Em comunicado, a Comissão Europeia refere que o fórum reunirá à volta da mesa parceiros de todo o mundo, do Brasil ao Canadá, República Democrática do Congo, Quénia, Peru, África do Sul, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e muitos outros, com o objetivo de alcançar objetivos climáticos ambiciosos a nível mundial e apoiar os países para os quais a transição limpa é mais difícil.

von der Leyen descreveu os três principais objetivos que orientarão a ação do fórum. Em primeiro lugar, procurará manter a dinâmica do acordo energético mundial e garantir que os objetivos energéticos globais sejam incluídos no novo conjunto de contributos determinados a nível nacional, antes da COP deste ano.

Em segundo lugar, a Presidente da Comissão Europeia, salientou a necessidade de transformar essas metas em projetos concretos que beneficiem as pessoas. “Sob a liderança da COP do Brasil, este Fórum centrar-se-á em iniciativas emblemáticas, por exemplo, projectos que levem energia a comunidades carenciadas, ou projectos que impulsionem novas indústrias limpas e aumentem a energia limpa a nível mundial”, afirmou.

O terceiro objetivo do fórum é desbloquear mais investimento, incluindo financiamento inteligente com ferramentas de redução de riscos, financiamento misto e outras soluções criativas para atrair capital privado.

Estes progressos baseiam-se no Compromisso Global para as Energias Renováveis e a Eficiência Energética, liderado pela Comissão Europeia e lançado durante a COP28, acrescenta a mesma nota.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.