
Líderes do G20 prometem mobilização global contra as alterações climáticas
Os líderes de Governo e chefes de Estado do grupo G20 prometem unir esforços em prol de uma "mobilização global contra as alterações climáticas".
"Reconhecendo que a totalidade dos nossos esforços será mais poderosa do que a soma das suas partes, nós cooperaremos e uniremos esforços para uma mobilização global contra as alterações climáticas", lê-se na declaração final, citada pela Lusa, do grupo das 20 maiores economias do mundo, no qual este ano Portugal participa a convite do Brasil.
Na declaração, os líderes mostram-se "determinados a liderar ações ambiciosas, oportunas e estruturais em nossas economias nacionais e no sistema financeiro internacional com o objetivo de acelerar e ampliar a ação climática".
Os países consideram fundamental o objetivo de "emissões líquidas zero de GEE/neutralidade climática levando em consideração o Acordo de Paris", mas também as "diferentes circunstâncias, caminhos e abordagens nacionais".
O documento refere ainda a importância de "intensificar" os esforços para proteger e conservar de forma sustentável as florestas e apela a um maior empenho na luta contra a desflorestação.
Recorde-se que o G20 é constituído pelas principais economias do mundo. A presidência do Brasil termina no final do mês de novembro, passando em dezembro para a África do Sul.