Lobby empresarial espanhol quer extensão do uso das centrais nucleares do país
energia

Lobby empresarial espanhol quer extensão do uso das centrais nucleares do país

Um dos principais lobbies empresariais de Espanha pediu, esta sexta-feira, a extensão do uso das centrais nucleares espanholas, que o Governo do país, liderado pelo primeiro-ministro interino Pedro Sánchez, quer começar a encerrar a partir de 2027.

"Posições ideológicas não devem impedir-nos de reconhecer a necessidade de estender a vida útil das centrais nucleares já instaladas, que garantem a estabilidade do sistema", disse Manuel Perez-Sala, presidente do lobby empresarial Círculo de Empresários,  cujos membros incluem 230 líderes empresariais e altos gerentes.

Manter as atuais centrais nucleares em funcionamento requer investimentos de bilhões de euros em instalações envelhecidas, mas oferece a garantia de energia estável, disse Manuel Perez-Sala num evento dedicado à transição energética que o grupo realizou em Madrid.

O grupo de lobby também ressaltou a importância da segurança jurídica e de "um marco regulatório sem altos e baixos, particularmente de natureza retroativa".

O destino das centrais nucleares espanholas tornou-se uma questão controversa durante a recente campanha eleitoral, com o Partido Popular (PP), da oposição conservadora, a prometer reverter a eliminação gradual planeada das centrais nucleares, que geram cerca de um quinto da eletricidade do país.

Um acordo de coligação entre partidos de centro-esquerda, que procuram formar um governo, confirmou "o desmantelamento ordenado e progressivo" dos reatores nucleares.

A ministra interina da Energia, Teresa Ribera, que apoia um modelo energético baseado em energias renováveis, como solar e eólica, defendeu a eliminação gradual do nuclear várias vezes. Segundo Teresa Ribera, prolongar a vida útil das centrais nucleares "não é viável e o seu custo recairia necessariamente sobre os cidadãos, porque é preciso garantir investimentos em segurança", disse durante a campanha eleitoral.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.