
Luís Montenegro: Governo pretende apresentar rapidamente um plano sobre gestão da água
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou esta quinta-feira, durante o debate do programa do XXIV Governo Constitucional, que pretende apresentar “muito rapidamente” ao país um plano sobre gestão da água, noticiou a agência Lusa.
Respondendo à questão colocada pelo deputado do PSD Cristóvão Norte sobre aquilo que o Executivo pretende fazer para responder à situação de seca no Algarve, Luís Montenegro indicou que o Governo vai tentar “muito rapidamente” apresentar ao país o seu plano sobre a matéria, em particular para o Algarve, nomeadamente “fazendo uma avaliação que já está a ser empreendida daquilo que é a capacidade de gestão e armazenamento de água depois da chuva dos últimos dias” e da possibilidade de “desagravar as condições de abastecimento de água”.
“Estamos já a trabalhar no âmbito do ministério do Ambiente e da Energia, e no âmbito do ministério da Agricultura e Pescas, em convergência para apresentar o desenho desse programa o mais rápido que for possível”, sublinhou.
O líder do atual Governo disse ainda ter o objetivo de tornar a agricultura, as pescas e as florestas em “setores estratégicos” para o desenvolvimento do país.
O chefe do executivo disse não se conformar com o “resultado de oitos anos de políticas públicas que esqueceram, em muitas delas, o efeito no setor primário”, frisando que, de 2014 a 2024, o défice da balança comercial do complexo agroflorestal e pescas subiu de 1.148 milhões de euros para 3.647 milhões.
“No fundo, triplicou. Isto significa que nós perdemos capacidade de produção e de autonomia no setor alimentar”, frisou, antes de acrescentar que “os efeitos de não se ter considerado este setor estratégico são mais profundos”.
“Têm a ver com a reorganização e organização do nosso território, com a fixação de pessoas, com o valor económico de todas as atividades subsequentes na parte turística, industrial, na parte de potenciarmos a capacidade da nossa agricultura e das nossas pescas”, afirmou.