No Dia Nacional da Água apela-se ao consumo responsável
Um pouco por todo o País são várias as celebrações do Dia Nacional da Água, que se celebra esta terça-feira, 1 de outubro.
A EPAL, por exemplo, preparou um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Nacional da Água e apelar ao consumo da água da torneira, “reduzindo impactos ambientais e contribuindo para a sustentabilidade, não deixando, igualmente, de ter em consideração a consciencialização da população para o seu uso racional, atento aos períodos de escassez que temos vivido”. Uma dessas iniciativas passa pelo Pátio da Água que estará aberto, como habitualmente, desde as 11h30, onde se destaca o serviço de águas aromatizadas e a oferta de publicações da EPAL.
Pelas 14h30, é celebrada a assinatura do protocolo de adesão ao programa de apelo ao consumo de água da torneira com o Instituto Superior Técnico (IST), nas respetivas instalações, em Lisboa, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da EPAL, Carlos Martins, e do Presidente do IST, Rogério Colaço, juntando esta instituição de ensino às mais de 400 entidades aderentes a este programa da EPAL.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da EPAL, Carlos Martins, “nunca é demais apelar ao consumo da água da torneira, sem perder a noção da responsabilidade associada ao combate ao desperdício, pelo que desafiamos todos aqueles que, imbuídos deste espírito, possam associar-se a nós e aderir a esta causa que, para a EPAL, é um desígnio nacional”.
Também a Águas e Energia do Porto e a Universidade do Porto assinalam a data promovendo o consumo responsável. Assim, dia 1 de outubro, às 11h30, o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, e o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, assinalam o Dia Nacional da Água com a instalação simbólica de um bebedouro na Residência Universitária Ventura Terra.
O objetivo é diminuir a utilização de plástico de utilização única, contribuindo para um consumo de água mais sustentável, através da instalação de bebedouros em três residências universitárias e no e-learning café, bem como da distribuição de garrafas reutilizáveis por todos os alunos e colaboradores dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP). Pretende-se mais tarde alargar o projeto às restantes residências e cantinas da Universidade do Porto.
A ação está incluída no programa ‘Beba Água do Porto’, projeto gerido pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, que tem vindo a colaborar com várias instituições da cidade neste âmbito, como é o caso do Centro Hospitalar Universitário São João, o CDUP ou a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação.