
NOVA FCT lança prémio ‘Professor Fernando Santana’
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) anuncia o lançamento do prémio ‘Professor Fernando Santana’, uma distinção que visa reconhecer e incentivar soluções inovadoras e sustentáveis na engenharia sanitária.
O galardão presta homenagem ao Professor Fernando Santana, figura incontornável na academia e na direção da NOVA FCT, “cujo legado continua a inspirar alunos, investigadores e profissionais da área”, salienta a NOVA em comunicado.
As candidaturas decorrem até 31 de maio e dividem-se em duas categorias: 1) Académica (destinada a alunos e investigadores que tenham desenvolvido dissertações de mestrado ou teses de doutoramento em instituições de ensino superior portuguesas, entre 1 de setembro de 2022 e 31 de dezembro de 2024); 2) Profissional (que reconhece empresas, organizações públicas ou privadas que tenham desenvolvido projetos inovadores na gestão da água e dos resíduos, concluídos nos anos de 2023 ou 2024).
Os vencedores da categoria Académica, tanto na vertente de dissertações como de teses, receberão um prémio monetário de 500 euros.
Na categoria Profissional, o reconhecimento será feito através de uma menção de prestígio, materializada num troféu ou diploma.
A distinção tem como objetivos fomentar a investigação e a implementação de soluções sustentáveis para desafios na engenharia sanitária, promover boas práticas no setor e reforçar a transferência de conhecimento entre o meio académico e o tecido empresarial.
Os resultados serão divulgados até 30 de junho de 2025.
O prémio ‘Professor Fernando Santana’ conta com um júri composto por especialistas em engenharia sanitária, sustentabilidade e inovação, incluindo representantes da NOVA FCT e de entidades parceiras.
Recorde-se que Fernando Santana foi Diretor da NOVA FCT entre 2006 e 2018, e é considerado uma “figura determinante para o desenvolvimento e afirmação da Faculdade, pela forma visionária com que implementou uma cultura de valorização da investigação, tornando a instituição numa research oriented school, competitiva ao mais elevado nível internacional”.
“Modernizou a Faculdade e inovou, nomeadamente, na oferta educativa, em particular com a criação do Perfil Curricular da NOVA FCT, um fator distintivo da instituição reconhecido como pioneiro a nível nacional como modelo de integração de competências complementares/Soft Skills numa escola de ciências e engenharia”, acrescenta a nota.
Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, Fernando Santana foi também presidente fundador da Academia de Engenharia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering). Em 2015, foi condecorado pelo Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, tendo, em 2016, sido distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.