
OCDE lança relatório sobre redução das emissões industriais centrado na oferta
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou o relatório ‘The carbon capacity nexus. A framework for supply-side industrial emission reduction pledges - o nexo da capacidade de carbono. Um quadro para os compromissos de redução das emissões industriais do lado da oferta’.
O documento apresenta um quadro concetual para apoiar o desenvolvimento de compromissos climáticos do lado da oferta em setores de emissões intensivas. Centrando-se no “nexo carbono-capacidade” - a relação entre a capacidade industrial e as emissões de carbono - identifica as principais ações que os governos e as empresas podem tomar para reduzir as emissões através de ajustamentos na capacidade de produção industrial.
Embora grande parte da atenção atual incida sobre os compromissos do lado da procura (e do lado da oferta, sobre a introdução no mercado de aço com emissões próximas), o relatório salienta a importância de compromissos mais amplos do lado da oferta para garantir que a descarbonização industrial se baseie em alterações reais da capacidade de produção e das emissões das instalações.
Utilizando a indústria do aço como exemplo, o documento da OCDE descreve três tipos principais de ajustamentos de capacidade: expansão da capacidade de emissões quase nulas, eliminação progressiva de instalações com emissões elevadas e redução das emissões da capacidade existente. O relatório também mostra como esses compromissos podem ser postos em prática e sublinha o papel da cooperação internacional, nomeadamente através do Clube do Clima, na promoção de processos de compromisso coordenados e inclusivos.