
Painéis solares chineses taxados nos próximos dois anos
A importação de painéis solares da China será taxada já a partir da próxima sexta-feira e durante dois anos. A decisão foi confirmada hoje pelos ministros da Economia da União Europeia (UE), que deram, em Bruxelas, luz verde a esta “solução amigável” depois de semanas de negociações.
Em Junho, Bruxelas começou a aplicar provisoriamente direitos aduaneiros ‘anti-dumping’ (venda a preços artificialmente baixos) de 11,8% à importação de painéis solares produzidos na China. Sem acordo definitivo, esta taxa poderia ter aumentado para os 47,6%.
A decisão surge depois de Bruxelas ter recebido várias denúncias de fabricantes europeus que acusaram a China de práticas anti-concorrenciais. Números apresentados pela Comissão apontavam para o facto de os painéis solares chineses estarem a ser vendidos no mercado europeu 88% abaixo do custo.
Com o acordo, os exportadores chineses de painéis que, após negociações com Bruxelas, aceitaram um preço mínimo para a importação ficam isentos do pagamento de taxas.