
Porto aposta na circularidade e apresenta EcoPorto
Será apresentado esta semana pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, o novo ‘EcoPorto’, o Centro para a Circularidade da cidade do Porto, um projeto pioneiro da cidade dedicado em permanência à recuperação, reparação e doação de bens, que irá funcionar no Ecocentro da Prelada.
‘Maximizando recursos, minimizando resíduos’ é o mote do EcoPorto, um espaço aberto a toda a cidade, com vista a promover a reutilização e a reparação de eletrodomésticos, de mobiliário e de computadores, dispondo para o efeito de um espaço multidisciplinar de Oficina, Armazém e Formação.
O objetivo final será que estes objetos, após a sua reparação, ganhem uma nova vida e possam ser entregues, gratuitamente, a entidades de cariz social e/ou a quem demonstrar interesse nos mesmos (munícipes ou empresas).
Nesta apresentação será também divulgada a agenda de atividades do projeto até ao final do ano. Serão mais de 10 iniciativas abertas à comunidade, nomeadamente sessões de capacitação de reparação de computadores, oficinas temáticas, Repair Café, Mercado de segunda mão e oficinas de Natal.