
Portugueses reciclaram mais 6% de embalagens no primeiro semestre, informa Sociedade Ponto Verde
No primeiro semestre de 2022, foram enviadas para reciclagem 214.511 toneladas de embalagens provenientes da recolha seletiva dos ecopontos verde, azul e amarelo, que servem os portugueses, informou a Sociedade Ponto Verde, o que representa um aumento de 6% face ao período homólogo do ano anterior.
De acordo com dados da entidade gestora sobre o desempenho do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), dos diferentes materiais de embalagens que são colocados no mercado, há três que se evidenciaram: foram enviadas para reciclagem 100.119 toneladas de vidro (+9%), 832 toneladas de alumínio (+16%) e 38.769 toneladas de plástico (+4%).
“É de destacar, em particular, o bom desempenho do vidro, material que é destinado ao ecoponto verde e cuja tendência de crescimento está a verificar-se, de forma consecutiva, nos últimos dois anos. Para este resultado está a contribuir a estratégia que resulta do compromisso assinado entre os agentes do setor de superar as metas da reciclagem deste material para 2025. Atualmente, a taxa de reciclagem do vidro é de 56% em Portugal e o objetivo é chegar aos 75% até 2025”, escreve o comunicado.
Assim, um dos desafios atuais é continuar a incentivar a recolha seletiva nos estabelecimentos do canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés), já que este é um setor, pelas especificidades da sua atividade, fundamental para atingir os resultados de reciclagem de embalagens de vidro.