Produção de hidrogénio vai permitir mudança estrutural da economia portuguesa, afirma primeiro-ministro
energia

Produção de hidrogénio vai permitir mudança estrutural da economia portuguesa, afirma primeiro-ministro

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira que a produção de hidrogénio verde vai permitir ao país não só produzir a energia que consome, como tornar-se um país exportador, tendo classificado ainda a produção de hidrogénio em Portugal como uma “mudança estrutural da economia”.

O líder do executivo disse ainda que com os projetos, agora assinados, o país poderá tornar-se um verdadeiro exportador de energia: “Essa é uma mudança estrutural para o futuro da nossa economia, que transformará o país para as próximas décadas, pelo menos, e essa é uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, afirmou.

António Costa falava durante a cerimónia de assinatura dos contratos do primeiro Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), durante a qual realçou que “um dos problemas crónicos do País é a sua dependência energética”, agravada com a guerra na Ucrânia.

“Quando estamos a libertar-nos dos combustíveis fósseis, não estamos só a libertar-nos de combustíveis que emitem carbono para o ambiente, estamos também a contribuir de modo decisivo para ter uma balança de pegamentos e comercial mais equilibrada”, afirmou.

Segundo o Primeiro-ministro, “a melhor demonstração de que há um efetivo interesse do mercado europeu” no hidrogénio produzido na Península Ibérica é o facto da Alemanha querer juntar-se ao chamado “corredor verde do hidrogénio” desenvolvido por França, Portugal e Espanha. “Se há mercado, se há infraestruturas, se há neste momento recursos financeiros para apoiar, temos efetivamente de apostar”, disse.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.