Projeto Porto Solar instala mais de cinco mil metros quadrados de painéis solares em 29 edifícios municipais
energia

Projeto Porto Solar instala mais de cinco mil metros quadrados de painéis solares em 29 edifícios municipais

Mais de 5200 metros quadrados de módulos fotovoltaicos foram instalados em 29 edifícios municipais do Porto (25 escolas e 4 edifícios municipais – Polícia Municipal, Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, Oficinas do Carvalhido e Viveiro Municipal), no âmbito do Projeto Porto Solar, que visa promover a instalação de painéis fotovoltaicos em infraestruturas do município, anunciou a Câmara Municipal do Porto. 

Como noticiou o portal Ambienteonline.pt no início de março, também na região do Grande Porto, a Lipor vai ter aquela que será a maior comunidade de energia do país e que vai integrar os municípios que fazem parte da associação gestora de resíduos urbanos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. O potencial de produção da comunidade de energia é de 170 GW/hora, o que permitir abastecer 10 câmaras municipais, o Hospital São João, a empresa STCP, transportes do Porto, e a Santa Casa da Misericórdia.

Com a instalação dos painéis fotovoltaicos nas escolas, o projeto pretende ainda promover a sensibilização dos mais jovens para o tema da sustentabilidade e para a importância de recorrer a fontes de energia renováveis. Assim, o município do Porto, através da Agência de Energia, vai promover uma ação de gamificação junto das 25 escolas básicas abrangidas pelo Porto Solar: "O propósito é possibilitar às crianças um primeiro contacto com as energias renováveis, de uma forma simples e divertida. Através de ecrãs colocados à entrada de cada escola, será possível observar, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia na respetiva instituição de ensino", esclarece o comunicado. 

O projeto envolveu as empresas municipais Domus Social e Águas e Energia do Porto, bem como a Agência de Energia do Porto

Lançado em 2022, o Projeto Porto Solar tem como grande objetivo contribuir para a descarbonização da cidade, apontada para 2030 no âmbito do Pacto do Porto para o Clima. 

 

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.