
Rede de Espaços Energia quer reforçar compromisso com eficiência e literacia energética
Realizou-se esta quarta-feira, 29 de janeiro, no ministério do Ambiente e Energia, a cerimónia de lançamento da Rede de Espaços Energia.
O evento foi presidido pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e contou com a participação da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, e do presidente da ADENE, Nelson Lage.
Coordenada pela ADENE, a Rede de Espaços Energia é uma das reformas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de criar uma estrutura descentralizada de apoio aos cidadãos.
Citada em comunicado, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou na sua intervenção que a criação da Rede de Espaços Energia “são espaços que surgem como uma resposta direta aos desafios energéticos e climáticos, enquadrando-se nas metas do Plano Nacional de Energia e Clima, da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios e da Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética".
A ministra lembrou que o "combate à pobreza energética é uma forte prioridade para o Governo, e o apoio às populações vulneráveis será seguramente um dos focos destes espaços. Designadamente, mobilizando e apoiando estas comunidades no acesso a incentivos existentes e outros que temos vindo a desenvolver, como é o caso dos programas 'E-Lar' e 'Bairros Mais Sustentáveis'".
Durante a cerimónia, foi apresentado o Aviso do Fundo Ambiental, destinado à constituição e operação dos Espaços Energia. O financiamento prevê um montante de 2,9 milhões de euros para a criação e operação inicial destes balcões, mediante um processo concorrencial aberto. Este concurso destina-se a entidades promotoras, municípios, comunidades intermunicipais, juntas de freguesia e outras entidades locais ou regionais, que atuarão como promotoras da eficiência energética.
O presidente da ADENE, Nelson Lage, sublinhou que a criação da Rede de Espaços Energia é “uma iniciativa que coloca o cidadão no centro da transição energética, garantindo-lhe informação e apoio para tomar decisões mais sustentáveis”. Nelson Lage afirmou que os “Espaços Energia são muito mais do que balcões de atendimento, são pontos de transformação comunitária, aproximando a sustentabilidade do quotidiano das pessoas".
A fechar a cerimónia, a secretária de Estado da Energia, reforçou a ideia de que a “Rede de Espaços Energia representa a concretização de uma visão estratégica para garantir que esta transição chega a todos”. Maria João Pereira, destacou que “estes Espaços são um modelo inovador de proximidade e descentralização, permitindo que as comunidades locais se sintam envolvidas e capacitadas para participar ativamente na transição energética".
Recorde-se que a ADENE assegura a coordenação técnica da Rede de Espaços Energia, promovendo a otimização de recursos e sinergias entre as entidades locais.