
REN aumenta importações de eletricidade de Espanha após apagão de abril
A REN – Redes Energéticas Nacionais decidiu elevar a capacidade de importação de eletricidade de Espanha durante as horas de sol, a partir desta segunda-feira, e eliminar as restrições aplicadas noutras horas, anunciou a agência Lusa, com base numa nota oficial da empresa. Esta alteração surge na sequência do apagão ocorrido em 28 de abril, que afetou Portugal, Espanha e partes da França.
Segundo a REN, a interligação entre os dois países ficará limitada a 1.500 megawatts entre as 09h00 e as 20h00, e não existem "restrições nas restantes horas” entre 19 e 26 de maio. Anteriormente, as importações estavam limitadas a 1.000 megawatts durante o dia e a 2.200 megawatts durante a noite.
Estas medidas integram o esforço para garantir a estabilidade do mercado ibérico de eletricidade (Mibel) após o corte generalizado no abastecimento, que provocou o encerramento de aeroportos, congestionamento no transporte e falta de combustíveis, entre outros problemas.