
Rio Leça despoluído e recuperado até 2023 com dinheiro da Europa
O rio Leça, que atravessa os concelhos da Maia, Matosinhos, Santo Tirso e Valongo, no distrito do Porto, vai ser despoluído até final de 2023, num investimento de quatro milhões de euros, fruto de financiamento europeu, obtido pela Associação de Municípios Corredor do Rio Leça.
O projeto vai permitir uma “grande operação de limpeza, beneficiação e recuperação” do rio e dos principais afluentes da nascente à foz, adiantou a Câmara Municipal de Matosinhos, em comunicado. A intervenção será coordenada pelos técnicos do Corredor do Rio Leça, sublinhou.
“Será uma oportunidade única para todos os proprietários que poderão usufruir de uma intervenção financiada a 100% para limpeza, replantação das margens e contenção de erosão com recurso a técnicas de engenharia natural”, referiu.
A candidatura, elaborada em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), vai possibilitar uma investigação minuciosa de todo o percurso do rio e dos seus afluentes, a adaptação às alterações climáticas, a redução dos riscos de cheias e a promoção da qualidade da água, ressalvou a autarquia.
No âmbito desta intervenção serão retirados os resíduos que permanecem no leito e nas margens do rio, desde pneus a plásticos. Além disso, será feita a inventariação, georreferenciação e investigação de todas as captações de água e tubos que podem libertar poluentes nas linhas de água a coberto da vegetação para evitar futuros episódios de poluição, frisou a câmara.
Será ainda promovida e monitorizada a biodiversidade, efetuado o combate às plantas invasoras e acelerada a recuperação ecológica de todo o rio, através da replantação da vegetação marginal, criação de zonas húmidas, charcos e viveiros de plantas aquáticas para apoiar o restauro do ecossistema, esclareceu.
As autarquias que integram a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça vão promover reuniões de apresentação do projeto à população, lançar uma página de divulgação na internet e desenvolver diferentes atividades.
O Rio Leça nasce no concelho de Santo Tirso e no seu percurso até à foz, no Porto de Leixões, em Matosinhos, percorre cerca de 47 quilómetros ao longo de quatro concelhos: Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.