Saiba o que esperar desta legislatura na Semana de Ambiente 2025
ambiente

Saiba o que esperar desta legislatura na Semana de Ambiente 2025

A Semana de Ambiente regressa nos próximos dias 13 a 20 de novembro. Estamos agora na XXV legislatura, após as eleições legislativas de maio, que deram ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, uma “maioria maior”. E, se o primeiro sinal é de continuidade, a verdade é que há um novo programa de Governo para executar e novos protagonistas que podem trazer novidades às áreas da água, dos resíduos e da energia. 

Perceber o que vai avançar e o que vai ser descartado 

Uma parte significativa do elenco governativo que tutela estas áreas regressa nesta legislatura — a Ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, e também Jean Barroca, o Secretário de Estado Adjunto e da Energia —, mas o setor conta agora com um novo Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.  

O que fica e o que sai da agenda com estes novos protagonistas e um Governo reforçado, com mais tempo para respirar e pensar o longo prazo? E que ocasião melhor do que a Semana de Ambiente para perceber, junto dos decisores, quais as medidas e os projetos que são para avançar e quais as propostas que vão ser descartadas?  

Mais do que nunca, este é o ano para acertar agulhas e afinar o rumo para que o país possa atingir as metas com que se comprometeu em tempo útil. Para os profissionais dos setores da água, dos resíduos e da energia, esta clarificação é imprescindível.  

Objetivos definidos e grandes linhas mestras já traçadas  

Nem tudo será uma surpresa: há objetivos definidos e grandes linhas mestras já traçadas. Na água, a estratégia “Água que Une” foi elencada pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, como uma das “dez prioridades de reforma que mudarão o País para melhor”; nos resíduos, a operacionalização do Plano de Ação TERRA surge em destaque no programa de Governo; enquanto na energia, a almejada meta de incorporação de 51% de renováveis no consumo final bruto de energia até ao final da década depende da concretização do PNEC 2030.       

Avisos à navegação, ouvir preocupações 

Mas falta operacionalizar, mobilizar os agentes e descer ao terreno. E aqui, os profissionais da água, dos resíduos e da energia podem desempenhar um papel fundamental, antecipando dificuldades, deixando avisos à navegação, trazendo um saber de experiência feito, que pode fazer a diferença na hora de passar do plano à prática. Para quem decide, é também fundamental ouvir as preocupações dos profissionais destes setores e queremos levar estas mensagens a quem de direito. 

Marque já na sua agenda! 

O ponto de encontro já está marcado: a Semana de Ambiente 2025 integra, em seis dias de debate intenso, a 20.ª Expo Conferência da Água (13 e 14 de novembro), o 19.º Fórum Resíduos (17 e 18 de novembro) e o 13.º Fórum Energia (19 a 20 de novembro) num único espaço, o Centro de Congressos do LNEC. Para ficar a saber, numa semana, o que esperar desta legislatura e preparar com confiança o ano que se segue. 

Aproveite: todas as inscrições realizadas até ao dia 31 de julho beneficiam de um desconto especial de até 25%

Inscreva-se aqui:

20ª Expo Conferência da Água

13º Fórum Energia

19ºFórum Resíduos     

Para mais informações siga-nos no Linkedin!

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.